9 de outubro de 2010

Bioma Cerrado Brasileiro

CERRADO EM PAUTA ENTRA NA FASE DAS OFICINAS

Implantado desde julho de 2010, o projeto Cerrado em Pauta tem como objetivo principal a formação de educomunicadores, visando o fortalecimento das redes e coletivos atuantes no campo socioambiental nas regiões de Gama, Ceilândia, Brazlândia e Planaltina. O Cerrado em Pauta é parte integrante das ações de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, com apoio do PNUD, e coordenação geral da professora Dra. Fátima Rodrigues da Universidade de Brasília, e da jornalista e educomunicadora Simone de Moraes.

No conjunto das suas proposições o Cerrado em Pauta procura articular, e promover através das ferramentas de comunicação disponíveis, a educação ambiental, estimulando o debate de assuntos de interesses da comunidade, visando o desenvolvimento de processos socioeducativos ambientais, utilizando práticas educomunicativas. As atividades propostas instigam a comunidade a ampliar o olhar critico sobre a realidade do seu território, e a utilizar a comunicação para intervir como sujeito ativo e transformador da sociedade.
Os três primeiros meses de trabalho em campo, a equipe formada por 13 pessoas, debruçou-se no mapeamento das entidades, grupos e pessoas que de alguma forma já trabalham com educomunicação nas regiões escolhidas, tendo sido mapeado inicialmente 100 instituições. Na segunda fase do projeto, que definiu o PPP- Projeto Politico Pedagógico, outras instituições aderiram ao processo, e em conjunto definiram a metodologia que será utilizada nas oficinas oferecidas gratuitamente para a comunidade das quatro cidades.