2 de outubro de 2010

Planaltina - Plano de formação em educom socioambiental

Formação em Planaltina
Oficinas Gratuitas

a) Oficina de Produção de Jornal Impresso
Objetivos
Promover a sensibilização da comunidade para questões inerentes à localidade. Discutir comunicação comunitária. Propor uma reflexão crítica sobre temas como educação ambiental e organização popular. Incentivar a autonomia dos participantes na proposição de melhorias para a cidade.
Metodologia
Serão 08 encontros realizados aos sábados pela manhã. No primeiro momento serão discutidos conceitos de comunicação comunitária e o que é matéria em Planaltina. Será feito um levantamento com o grupo sobre temas importantes a serem abordados no jornal. Feito o levantamento das possíveis matérias, o grupo iniciará o processo de pesquisa, com saídas a campo, entrevistas etc. A parte de diagramação será acompanhada pelo grupo no Telecentro do CIEC, que será uma das últimas etapas do processo.
Informações Gerais
Oficina direcionada especialmente aos jovens de 15 a 25 anos que participam da comunidade do bairro Estância Mestre D’Armas IV – Planaltina DF.
Carga horária total 25 horas, com início previsto para 09 de outubro.
Equipe responsável: Centro de Integração Esporte e Cultura em parceria com o projeto Comunicação Comunitária (UNB/FAC)
Local de realização da oficina: Campus UnB-Planaltina (FUP), sede do CIEC na Estância Mestre D’Armas.
Produto Educomunicativo Final – Edição Especial Jornal “Cata Notícias e Cerrado em Pauta”

b) Oficina de Produção de spots educativos
Objetivos
Trabalhar a educação por meio do rádio; Desenvolver processos de roteiros de vinhetas; Incentivar a pesquisa; Discutir comunicação comunitária; Otimizar os espaços de comunicação já existentes na comunidade; Potencializar a programação da Rádio Intervalo do Grêmio Estudantil “Revolução”.
Metodologia
A organização da oficina dar-se-á mediante a seguinte seqüencia: oficinas teóricas de comunicação comunitária, roteiro; oficinas práticas de como operar um gravador, como utilizar celulares e/ou aparelhos mp3, processo de edição no audacity. A média de duração de cada encontro será de 04 horas, totalizando 06 dias de oficinas nas escolas referidas e na própria rádio Utopia. O conteúdo dos spots serão desenvolvidos a partir da temática ambiental, sobre a própria cidade, sobre redução de consumo, reciclagem, cuidado com a água e com o solo etc.
Informações Gerais
Oficina direcionada aos estudantes das escolas: CEF Nossa Senhora de Fátima e Centro Educacional 03.
Carga horária total: 25 horas, com início previsto para 11 de outubro.
Equipe responsável: Rádio Comunitária Utopia e Projeto Comunicação Comunitária (UnB).
Locais de realização da oficina: Nas escolas citadas e na sede da rádio.
Produto Educomunicativo Final – no mínimo cinco spots de Educação Ambiental.

c) Oficina de Stop motion com bonecos
Objetivos
Aliar Educação Ambiental e ludicidade; Despertar o interesse dos participantes na edição em stop motion; Experimentar novos olhares sobre as mídias; Criar novas possibilidade por meio da fotografia.
Metodologia
O stop motion é um processo de animação através de fotografias, assim um objeto inanimado ganha vida e movimentos. A temática ambiental será o meio pelo qual o enredo dos vídeos será construído. A oficina será organizada em três etapas: confecção dos bonecos, utilizando materiais reutilizáveis como arames, espumas, retalhos de tecido; fotografia, cada movimento dos bonecos necessita de uma imagem diferente; edição é a finalização do trabalho, o ideal é que os participantes tenham um computador cada um, mas pode ser até dois por computador, por isso será necessário a utilização do laboratório da FUP nessa etapa.
Informações Gerais
Oficina direcionada a comunidade em geral e aos membros do coletivo de Planaltina do Cerrado em Pauta.
Carga horária total: 25 horas distribuídas em 08 dias de encontro, realizados a priori aos sábados, com início previsto para 09 de outubro.
Equipe responsável: ONG Trupe Por um Fio.
Local de realização da oficina: laboratório de computação da UnB-Planaltina (FUP).
Produto Educomunicativo Final – Vídeo em stop motion.

d) Documentário nos Parques
Objetivos
Sensibilizar a comunidade para as nove áreas de preservação ambiental existentes na região de Planaltina; Desenvolver a participação ativa no processo de registro áudio-visual; Utilizar as ferramentas midiáticas em prol da Educação Ambiental; Conhecer pessoalmente os nove parques de Planaltina.
Metodologia
Planaltina possui nove áreas de preservação ambiental catalogadas, contudo nenhuma delas possui estrutura de parque ecológico. O Poder Público não desenvolve ações voltadas a utilização consciente desses espaços, a população não reconhece esses locais como áreas que precisam ser preservadas. Em vista dessa situação a Oficina de Documentário nos Parques vem propor uma reflexão sobre esses locais.
A oficina será desenvolvida teoricamente em 25 horas, de acordo com a organização do coletivo de Planaltina. As etapas de pesquisa consistem em: oficinas teóricas de registro com câmeras amadoras, roteiro, jornalismo comunitário, educação ambiental; visitação às nove áreas catalogadas; registro de vídeo dessas áreas; processo de edição, o qual será realizado na própria ONG, que possui Telecentro; a última etapa será a mostra de vídeo aberta à comunidade.
Informações Gerais
Oficina direcionada a comunidade em geral e participantes do coletivo Cerrado em Pauta.
Carga horária total: 25 horas, com início previsto para 09 de outubro.
Equipe responsável: ONG Ação Esperança – AESP.
Locais de realização da oficina: Sede da AESP no Vale do Amanhecer – Planaltina DF e saídas de campo.
Produto Educomunicativo Final – Vídeo-documentário com 10min sobre a situação dos Parques de Planaltina

e) Capoeira com enfoque musical e instrumental
Objetivos
Estimular a participação coletiva; Valorizar a cultura brasileira; Apresentar a confecção de instrumentos musicais com madeira morta retirada do Cerrado; Trabalhar educação ambiental de forma lúdica e interativa.
Metodologia
Essa oficina será ministrada pelo grupo que compõe o Projeto Pau-Pereira, eles trabalham o cerrado por meio da manifestação cultural da capoeira. A oficina aliará o trabalho corporal, cultural e ambiental. Além de ser uma oficina aberta à comunidade, os membros que fazem parte do coletivo do Cerrado em Pauta de Planaltina serão participantes, para estimular a interação entre os grupos da cidade. Os temas norteadores da oficina são: ABCerrado, trabalha com a flora do Cerrado dando significado às letras do alfabeto e estimulando o conhecimento do nosso bioma; o Bicho-Cerrador, trabalha os instrumentos musicais, confeccionados a partir da matéria-prima presente no Cerrado. A Oficina de Capoeira também produzirá com os participantes uma composição musical com a temática do Cerrado.
Informações Gerais
Oficina direcionada a comunidade em geral.
Carga horária total: 25 horas, com início previsto para 09 de outubro, realizados nos sábados a partir das 15h.
Equipe responsável: Projeto Pau Pereira.
Local de realização da oficina: Casa das Artes Dona Nilda Campos, localizada na Praça do Museu de Planaltina.
Produto Educomunicativo Final – Uma música sobre o Cerrado.

f) Cokumã com enfoque musical
Objetivos
Incentivar a participação das comunidades de Planaltina nas manifestações culturais locais; Aliar música e educação ambiental.
Metodologia
Os aspectos desenvolvidos na oficina serão: alongamentos, dança de roda, palestras sobre patrimônio, domínio de instrumentos musicais, composição musical.
Informações Gerais
Oficina direcionada à comunidade e aos membros dos grupos do Cerrado em Pauta.
Carga horária total: 25 horas, com início previsto para 08 de outubro com dois encontros semanais (sextas e sábados), cuja duração será de duas e meia cada encontro, totalizando dez encontros.
Equipe responsável: Grupo Cultural Cokumã/Associação Amigos do Centro Histórico de Planaltina DF.
Locais de realização da oficina: Na Praça do Museu e na UnB-Planaltina (FUP).
Produto Educomunicativo Final – Apresentação de dança com música de temática ambiental.



Gama - Plano de formação em educom socioambiental

Formação no Gama
Oficinas Gratuitas

a) Tecendo Vídeos
Objetivo
Incentivar à formação artística e cultural de jovens, estimulando o conhecimento dos bens e valores culturais locais por meio do fomento da educomunicação socioambiental. Oferecer aos jovens do Gama – DF um processo de produção e mostra amadora de filmes no gênero documentário. Desenvolvimento do senso critico, da expressividade e da autoralidade. Formar do caráter humanístico multidisciplinar, tendo como foco a arte-educação. Realizar 2ª Mostra Audiovisual Amadora Tecendo Vídeos.
Metodologia
O trabalho, focado na linguagem audiovisual para a prática do autoconhecimento, criatividade, diversidade cultural e comunicação, é uma ferramenta de educação informal multidisciplinar que motiva o surgimento de novos agentes sociais comprometidos com a realidade local e mundial.
Processo dialógico sobre a realidade do gama em relação a redes colaborativas, dinâmica de grupo, sensibilização/introdução à alfabetização ecológica, analise de imagens e práxis fílmica. Com a realização das oficinas e produção de um vídeo documentário no Gama – DF, pretendemos alertar e incentivar jovens, suas famílias, amigos e comunidade para uma prática de reflexão sobre situações emergenciais. Oferecer à comunidade a oportunidade de conhecimento e enriquecimento cultural por meio das artes, possibilitando maior capacidade de discernimento sobre as produções locais e seus valores sócio-culturais, estéticos e éticos.
Informações Gerais
Oficina direcionada aos jovens, professores e lideranças acima de 14 anos.
Carga horária total 46 horas, com início previsto para início de outubro de 2010.
Equipe responsável: VRATIA – Coordenação : Walter Sarça
Local de realização da oficina: CEF 08 e VRATIA
Produto Educomunicativo Final – Cotidianas 3 - mostra de vídeo

b) Escalada e Fotografia – Às lentes da Escalada
Objetivo
Aproximar os participantes dos Recursos Naturais do GAMA para o despertar da consciência crítica, valorização dos aspectos ecológicos e o desenvolvimento do sentimento de pertença e cuidado do local onde se vive.
Utilizar-se da prática desportiva de escalada para aproximar os indivíduos de ambientes naturais da cidade.
Motivar a busca pela construção identitária de cada participante por meio dos desafios proporcionados pela escalada- Produzir fotografias que contem histórias.
Fazer uso do recurso fotográfico para ressaltar os problemas ambientais da cidade bem como todo o potencial hídrico que ela oferece.
Aprimorar o olhar para uma comunicação crítica por meio da fotografia.
Metodologia
A Oficina busca melhorar a qualidade de vida e interação com o meio que vivemos de forma apreciativa e documental ou explorativa. De maneira bem natural as técnicas (fotografia e escalada) são apresentadas gradativamente e simplificada a cada participante, tendo em vista que o objetivo não é formar profissionais e sim vivenciar e utilizar a fotografia e escalada como instrumentos de educomunicação socioambiental para uma transformação social. Escalar em rocha é cuidar do meio ambiente, zelando pela limpeza e manutenção das áreas que possibilitam esta prática esportiva que dá ao praticante uma visão prática sobre a superação de medos, quebra de barreiras, olhar diferenciado aos recursos naturais. Fotografar é, sobretudo, linguagem. Falamos quando fotografamos, metaforicamente, expondo aos olhos a nossa visão frente à determinadas questões, neste caso, educativas, sociais e ambientais. As Oficinas serão realizadas tanto em locais fechados como ao ar livre previamente mapeado. Durante o desenvolvimento da teoria as Oficinas de Escalada e Fotografia acontecerão separadamente, devido às técnicas específicas de cada modalidade. Nas saídas de campo, parte prática da Oficina elas acontecerão simultaneamente quando os participantes aplicarão as teorias aprendidas (escalada e fotografia). Serão levados em consideração os conhecimentos e habilidades prévias de cada participante. Durante os encontros serão discutidos os problemas socioambientais locais, recursos naturais da cidade, uso e abandono dos parques e instrumentos da comunicação para minimizar tais problemas.
Informações Gerais
Oficina direcionada aos jovens, professores e lideranças da comunidade.
Carga horária total 30 horas, com início previsto para início de outubro de 2010.
Equipe responsável: Equipe Soul Hard Adventures e Cia Lábios da Lua: Gilmar Batista e Kacau Machado
Local de realização da oficina: Cia Lábios da Lua e no complexo de escalada, nos arredores do Gama.
Produto Educomunicativo Final: Slides de fotografias disponibilizados na Internet; Vídeos de fotografia; Exposição das Fotografias em Varal (produto para o I Encontro de Educomunicadores do DF)

c) Jardim Literário - cultivo meu jardim, cultivo minha alma
Objetivo:
Sensibilizar jovens para a produção de textos poéticos e cultivo de jardins, tendo a educomunicação socioambiental como eixo norteador de toda a prática.
Metodologia:
Oficina baseada nos trabalhos dos poetas Manoel de Barros, Cora Coralina e João Cabral de Melo Neto, que visa vincular o universo e produção poética à prática de jardinagem e suas relações com a natureza. Os beneficiados da oficina contarão com instrumentos de educomunicação para difusão dos conteúdos trabalhados, a literatura podendo gerar saberes que promovam a interação social-cultural com a natureza.
A proposta é divida em duas partes que se darão de forma simultânea. Na primeira parte será realizada uma analise de fragmentos da obra dos poetas que abordam temas ligados a natureza e uma oficina de produção literária, abordando os gêneros épico, dramático e lírico, dando ênfase a poesia e suas características primordiais. O estilo da escrita é baseado no Haicai japonês. É um poema constituído de três versos, onde não há necessidade de rima ou título, e geralmente os versos falam de elementos da natureza.
A segunda etapa se dará no ramo da jardinagem e suas técnicas, estudo das plantas e princípios de plantio e manutenção, tipos nativos do cerrado e plantas medicinais. Será estimulada a produção de um jardim coletivo, visando questões básicas como paisagismo, plantas utilitárias, manejo e manutenção.
A junção das oficinas se dará na construção de uma exposição permanente de um quadro de poesias construídas na vivencia das oficinas.
Informações Gerais:
Oficina direcionada aos jovens, professores e lideranças da comunidade.
Carga horária total 30 horas, com início previsto para início de outubro de 2010.
Equipe responsável: Bagagem e Cia e VOAR – arte para infância e cidadania: Gilmar Santos, Leda Carneiro e Laércio Nicolau.
Local de realização da oficina: Cose Gama Sul do Gama.
Produto final educomunicativo: Jardim Literário

d) Rádio Novela – A voz do Cerrado
Objetivos
Criar mecanismos para que pessoas possam fazer comunicação de forma criativa e ainda expor idéias pertinentes e conscientizadoras.
Metodologia
Oficina de construção dramatúrgica de novelas de rádio de parceria entre núcleo de artes cênicas e núcleo musical. A novela de rádio é produzida a partir de textos e improvisos realizados pelos atores, que utilizam da voz e de sons produzidos por instrumentos, objetos sonoros e o próprio corpo. Os temas motivadores das oficinas se concentraram nas questões sócio-ambientais e na relação homem com meio ambiente, dando suporte para que o aprendizado dos elementos propostos possa ser difundido de forma lúdica no intuito de produzir informação e comunicação.
A proposta é desenvolver o trabalho em três etapas.
Primeiro: estrutura dramática e narrativa, construção de enredos e trabalho vocal.
Segundo: trabalho de confecção e utilização de instrumentos musicais e objetos sonoros.
Terceiro: junção das duas propostas na produção das peças radiofônicas.
Informações Gerais
Oficina direcionada aos jovens, professores e lideranças da comunidade.
Carga horária total 30 horas, com início previsto para início de outubro de 2010.
Equipe responsável: Coletivo Volts, Bagagem Cia. De bonecos e Cia. Voar teatro de bonecos:
Laércio Nicolau, Leda Carneiro, Loyane Marques, Jones Sacramento e Maxuel França.
Local de realização da oficina: Espaço Cultural Bagagem
Produto final: Peças radiofônicas com transmissão na rádio comunitária local e na rádio Web Utopia FM

Ceilândia - Plano de formação em educom socioambiental

Formação em Ceilândia
Oficinas Gratuitas

a) Jornal Projeto Cerrado
Objetivo
Oferecer noções sobre o papel dos meios de comunicação na utilização, manipulação e distribuição da informação. Democratizar a distribuição de informação sobre alternativas sócio-ambientais sustentáveis nas cidades.
Identificar emissor, receptor e mensagem, enfatizando a produção e distribuição de informação por meio de comunicação livre (fanzine, rádio comunitária e blog).
Metodologia
A metodologia da oficina baseia-se em aulas expositivas, exibição de vídeos com a condução de discussão e trabalhos em grupo. Exposição das etapas de produção de informativo social.
Informações Gerais
Oficina direcionada aos jovens de 14 a 20 anos, alunos da rede pública de ensino do DF.
Carga horária total 30 horas, com início previsto para 25 de setembro de 2010.
Equipe responsável: Robson dos Santos Gomes (Professor de Filosofia da SEE-DF, músico e produtor cultural de Ceilândia)
Local de realização da oficina: CEF 17 da Expansão do Setor”O” Ceilândia-DF
Produto Educomunicativo Final – um Fanzine (um informativo impresso, revista ou jornal), um programa de rádio, que os alunos poderão implantar em suas escolas, e um blog.


b) Desenho
Objetivo
Apresentar o desenho como forma de expressar idéias sobre a preservação do meio ambiente. Utilizar o desenho como uma dinâmica - uma forma de incentivo para os alunos desenvolvam tendências de acordo com a temática do programa e interajam com outros alunos ou grupos e também com os monitores de sala onde passaram técnicas de desenho para que os alunos possam produzir e passar sua mensagem através de ilustrações e tirinhas e etc.
Metodologia
· Explicar temática do programa.
· Conhecer os alunos (a) para aplicar com mais facilidade as técnicas do desenho.
· Falar um pouco de cada estilo de desenho e mostra suas diferenças e logo após passar esboços rápidos.
· Construção de personagens, expressão corpo e rosto (movimento).
· Arte final e pintura.
· Quadrinização e roteiro.
Informações Gerais
Oficina direcionada aos jovens acima de 12 anos.
Carga horária total 50 horas, com início previsto para segunda semana de outubro de 2010.
Equipe responsável: Thiago, Kennedy, Manoel e André
Local de realização da oficina: Casa Brasil – Universidade de Brasília em Ceilândia.
Produto Educomunicativo Final Revista FANZINE Educomunicativa Socioambiental individual e coletiva.

c) Projeto Cidadãos a Serviço do Futuro
Objetivo
Promover a consciência ambiental de jovens e adultos matriculados nas oficinas de educomunicação socioambiental Arte em Lixo;
Desenvolver atividade artística, sensibilizando os participantes para o belo a partir da reciclagem;
Criar um espaço permanente de discussão a respeito do meio ambiente e divulgação das possibilidades artísticas com a utilização de resíduos como matéria prima, utilizando um blog como ferramenta;
Divulgar as oficinas de Arte em Lixo e de conscientização ambiental em um Blog: Cerrado em Pauta na Ceilândia.
Metodologia
Realização da oficina de sensibilização sobre educação ambiental, com a exibição de vídeo, debate e atividades lúdicas acerca dos temas ambientais globais de maior relevância, especialmente com implicações locais, no intuito de sensibilizar o grupo.
Realização da oficina de artesanato com CD e confecção de vídeo, com construção do vídeo para educomunicação com visualização dos problemas ambientais presentes na unidade e construção coletiva de alternativas de enfrentamento e resolução destas questões constatadas.
Realização de oficina de reciclagem artística – utilizando como matéria prima o lixo.
Exposição dos objetos produzidos, assistir o filme que foi produzido a partir das oficinas e elaboração do blog com a postagem de fotos e passo-a-passo das atividades realizadas.
Informações Gerais
Oficina direcionada aos jovens, a partir de 15 anos, e adultos que freqüentam o COSE Ceilândia Sul.
Carga horária total 30 horas, com início previsto para 18 de setembro de 2010.
Equipe responsável: Esteyse e Vanessa (COSE Ceilândia Sul), Profª Sônia – Cantinho do Girassol e Elom (oficineiro do Força Tarefa e voluntário do Cose Ceilândia Sul);
Local de realização da oficina: COSE Ceilândia Sul, QNM 15 A/E MÓDULO A,
Produto Educomunicativo Final – Um vídeo, um blog e uma exposição dos objetos produzidos na oficina

d) Pensamento em Ação
Objetivo
Esta proposta constitui um passo importante no processo de conhecimento, reflexão e ação sobre as questões ambientais que afetam a vida dos jovens e da sua comunidade, contribuindo para o fortalecimento dos vínculos, a integração, o despertar do pensamento e olhar crítico sobre o contexto social que estão inseridos. Tem como objetivos:
Realizar rodas de Terapia Comunitária temática com jovens da cidade de Ceilândia
Favorecer espaço de discussão sobre os principais problemas socioambientais da cidade
Oferecer oficinas de audiovisual, estimulando a elaboração de um produto educomunicativo.
Metodologia
Realização de rodas de terapia comunitária - as rodas de terapia comunitária (TC) serão momentos de ouvir os jovens, de saber como cada um se vê afetado, ou não, pelos problemas socioambientais, e juntos possam encontrar estratégias para resolução dos problemas comuns a todos.
Após a TC será realizado momento de reflexão sobre o tema falado na roda, oportunizando e estimulando aos jovens darem outro foco para as problemáticas socioambientais com a concretização da fala através da construção de mandalas usando materiais recicláveis.
Realização de oficina de audiovisual - favorecerá o aprimoramento do olhar sobre tudo que vêem ao redor - conhecer os territórios audiovisuais desconhecidos.
Apresentar as diferenças dos roteiros / seqüência / cena / plano / narração/ preparação de um pequeno roteiro para vídeo. Produzir um vídeo.
Informações Gerais
Oficina direcionada aos jovens acima de 15 anos que freqüentam o cose Ceilândia Sul.
Carga horária total 50 horas, com início previsto para segunda semana de outubro de 2010.
Equipe responsável: Carlos Lira, Kelly Espíndola e Regina Melo
Local de realização da oficina: COSE Ceilândia Sul, QNM 15 A/E MÓDULO A,.
Produto Educomunicativo Final – Um vídeo e uma exposição das mandalas elaboradas

e) Fotografia
Objetivo
Discutir as possibilidades de comunicação popular. Formação de olhar social acerca do meio ambiente. Apropriação das técnicas básicas de fotografia. Formação de agentes multiplicadores. Sensibilização do olhar individual e coletivo.
Metodologia
Aulas expositivas. Aulas Práticas de fotografia. Debates. Exposição de material coletado pela comunidade.
Informações Gerais
Oficina direcionada à comunidade de Ceilândia e cidades adjacentes.
Carga horária total 27 horas, com início previsto para 02 de outubro de 2010.
Equipe responsável: Ana Carolina de Oliveira Marchão
Local de realização da oficina: Casa Brasil – Universidade de Brasília em Ceilândia.

Brazlândia - Plano de formação em educom socioambiental

Formação em Brazlândia 
Oficinas Gratuitas

a) Vídeo e Cineclubismo
Objetivo
A oficina de cineclubismo objetiva capacitar o participante para a a execução de um importante meio de comunicação. Despertar nos participantes, o interesse pela questão sócio-ambiental através de recursos do audiovisual.
Metodologia
Os encontros abordarão a história do cinema, a montagem de equipamentos, a produção de pequenos vídeos abordando as questões ambientais da cidade de Brazlândia e as exibições destes vídeos para a comunidade.
Serão discutidos cineclubismo, produção de audiovisual e roteiro e a linguagem cinematográfica.
Informações gerais
Oficina direcionada aos jovens de 15 a 25 anos, professores de escolas públicas e moradores da comunidade.
Carga horária total 27 horas, com início previsto para 01 de outubro de 2010.
Equipe responsável: CineClube Espaço Aberto: Antônio Balbino, Rodrigo, Antônio Carlos, Nivaldo e Luciana
Local de realização da oficina: CED 03 - Quadra 36 Área Especial 3 - Setor Vila São José
Produto Educomunicativo Final – Vídeos sobre as questões socioambientais locais

b) História em Quadrinhos (HQ)
Objetivo
A proposta desta oficina é proporcionar aos participantes liberdade para criar seus próprios mundos, possibilitando aos mesmos dar forma aos seus pensamentos por meio de desenhos que possam expressar sua opinião de forma criativa. Despertar o olhar dos participantes para as questões ambientais locais e expressar suas percepções por meio da produção de histórias em quadrinhos.
Metodologia
Serão abordadas a história dos quadrinhos e diferentes técnicas de desenho. Serão trabalhadas noções e técnicas de desenho seqüencial. Os temas a serem abordados, como material para expressão artística, virão dos olhares e vivências dos participantes no tocante às questões ambientais percebidas na cidade.
Informações Gerais
Oficina direcionada aos jovens de 15 a 25 anos, professores de escolas públicas e moradores da comunidade.
Carga horária total 18 horas, com início previsto para 02 de outubro de 2010.
Equipe responsável: Angels Corp (Grupo HQ): Felipe, Jhonatan, Sandro e Rodrigo
Local de realização da oficina: Núcleo de Extensão UnB
Produto Educomunicativo Final – 01 Fanzine abordando as questões socioambientais locais

c) Ferramentas comunicativas da internet

Objetivo
Apresentar as ferramentas de comunicação disponíveis na internet. Apresentar sites, blogs, redes sociais voltados aos temas ambientais. Incentivar a veiculação dos trabalhos de comunicação socioambiental dos jovens na rede virtual.
Metodologia
A função de pesquisa e acesso a informação da internet será explorada por meio da apresentação das ferramentas comunicativas disponíveis na internet como blogs, redes sociais, sites de busca, Youtube, entre outros.
Informações Gerais
Oficina direcionada aos jovens de 15 a 25 anos, professores de escolas públicas e moradores da comunidade.
Carga horária total 12 horas, com início previsto para segunda semana de outubro de 2010.
Equipe responsável: Equipe técnica do projeto
Local de realização da oficina: CED 03 - Quadra 36 Área Especial 3 - Setor Vila São José
Produto Educomunicativo Final – Organização de um blog sobre temas ambientais da cidade

d) Teatro
Objetivo
Explorar o teatro como forma de expressão e a sensibilização de temas socioambientais
Metodologia
Será abordada a história do teatro e suas vertentes como teatro de rua, teatro do oprimido .Também será trabalhado técnicas de teatro e de memorização de roteiro.
Informações Gerais
Oficina direcionada aos jovens de 15 a 25 anos, professores de escolas públicas e moradores da comunidade.
Carga horária total 27 horas, com início previsto para 02 de outubro de 2010
Equipe responsável: Jarbas( professor de teatro)
Local de realização da oficina: Núcleo de Extensão da UnB
Produto Educomunicativo Final – apresentação de teatro

e) Hip Hop com foco em Break e/ou grafite
Objetivo
Fazer o Hip Hop um mecanismo de aproximação dos jovens à temática socioambiental. Criar e inovar com o break e o grafite usando o corpo e o desenho para trabalhar questões socioambientais de Brazlândia.
Metodologia
As oficinas serão divididas em duas etapas : 1- com uma roda de conversas entre os envolvidos do qual abordará aspectos relacionados ao histórico do hip hop e os caminhos percorridos no Brasil , a importância e os valores da cultura hip hop, questões socioambientais de Brazlândia. 2- com aprendizado das técnicas dos movimentos do break e da grafitagem em que o participante escolherá qual gostaria de praticar.
Informações Gerais
Oficina direcionada aos jovens de 15 a 25 anos, professores de escolas públicas e moradores da comunidade.
Carga horária total 27 horas, com início previsto para 02 de outubro de 2010.
Equipe responsável: Grupo de Hip Hpo de Brazlândia: Rock Street – Junior, Rafael( Break)/ Levi( Grafite)
Local de realização da oficina: Núcleo de Extensão da UnB
Produto Educomunicativo Final – Apresentação de break e dos grafites com temáticas ambientais da cidade.

f) Montagem de cenografia e figurino com material reciclado
Objetivo
Conscientizar acerca da questão do consumo na nossa sociedade e mostrar que é possível ampliar a vida útil dos materiais e reduzir o consumo reaproveitando materiais que seriam destinados ao lixo. Estimular a criatividade e o olhar estético do com o trabalho de reciclagem.
Metodologia
Será apresentado noções básicas de reutilização de materiais e elaborados os cenários e os figurinos das apresentações.
Informações Gerais
Oficina direcionada aos jovens de 15 a 25 anos, professores de escolas públicas e moradores da comunidade .
Carga horária total 27 horas, com início previsto para 02 de outubro de 2010
Equipe responsável: Antônia –artesanado de Brazlândia
Local de realização da oficina: Núcleo de Extensão da UnB.
Produto Educomunicativo Final – aprensentações de teatro e break usando material produzido nas oficinas e instalação durante I fórum educomunicativo socioambeintal do DF

29 de setembro de 2010

II Festival Parque Sucupira de MPB

A Rádio Comunitária Utopia FM em parceria com a UnB (FUP/FAC) e patrocínio do Ministério da Cultura, realiza o II Festival Parque Sucupira de MPB, músicos de todo o Brasil podem se inscrever até o dia 29 de outubro de 2010. O regulamento do Festival está diponível em: festivalparquesucupira.blogspot.com. Para maiores informações entre em contato com a Utopia FM pelo tefone 61-3388 8994 ou no email festivalsucupira@gmail.com
 
                                           O Encontro da Arte com a Questão Ambiental  

  

A maioria dos Parques Ecológicos existe somente no papel. Muitos são usados como depósito de lixo e percebidos pela comunidade como locais perigosos. O descaso das autoridades prevalece, apesar da luta de instituições ambientais em defesa desses sítios ecológicos.
 
Em meio a esse contexto, o Festival Parque Sucupira busca sensibilizar e mobilizar as pessoas
para a importância das áreas de preservação e pressionar os responsáveis legais para a efetiva
implantação de políticas públicas na área ambiental.



       CIDADANIA TAMBÉM É UMA QUESTÃO AMBIENTAL!!!!