2 de outubro de 2010

Planaltina - Plano de formação em educom socioambiental

Formação em Planaltina
Oficinas Gratuitas

a) Oficina de Produção de Jornal Impresso
Objetivos
Promover a sensibilização da comunidade para questões inerentes à localidade. Discutir comunicação comunitária. Propor uma reflexão crítica sobre temas como educação ambiental e organização popular. Incentivar a autonomia dos participantes na proposição de melhorias para a cidade.
Metodologia
Serão 08 encontros realizados aos sábados pela manhã. No primeiro momento serão discutidos conceitos de comunicação comunitária e o que é matéria em Planaltina. Será feito um levantamento com o grupo sobre temas importantes a serem abordados no jornal. Feito o levantamento das possíveis matérias, o grupo iniciará o processo de pesquisa, com saídas a campo, entrevistas etc. A parte de diagramação será acompanhada pelo grupo no Telecentro do CIEC, que será uma das últimas etapas do processo.
Informações Gerais
Oficina direcionada especialmente aos jovens de 15 a 25 anos que participam da comunidade do bairro Estância Mestre D’Armas IV – Planaltina DF.
Carga horária total 25 horas, com início previsto para 09 de outubro.
Equipe responsável: Centro de Integração Esporte e Cultura em parceria com o projeto Comunicação Comunitária (UNB/FAC)
Local de realização da oficina: Campus UnB-Planaltina (FUP), sede do CIEC na Estância Mestre D’Armas.
Produto Educomunicativo Final – Edição Especial Jornal “Cata Notícias e Cerrado em Pauta”

b) Oficina de Produção de spots educativos
Objetivos
Trabalhar a educação por meio do rádio; Desenvolver processos de roteiros de vinhetas; Incentivar a pesquisa; Discutir comunicação comunitária; Otimizar os espaços de comunicação já existentes na comunidade; Potencializar a programação da Rádio Intervalo do Grêmio Estudantil “Revolução”.
Metodologia
A organização da oficina dar-se-á mediante a seguinte seqüencia: oficinas teóricas de comunicação comunitária, roteiro; oficinas práticas de como operar um gravador, como utilizar celulares e/ou aparelhos mp3, processo de edição no audacity. A média de duração de cada encontro será de 04 horas, totalizando 06 dias de oficinas nas escolas referidas e na própria rádio Utopia. O conteúdo dos spots serão desenvolvidos a partir da temática ambiental, sobre a própria cidade, sobre redução de consumo, reciclagem, cuidado com a água e com o solo etc.
Informações Gerais
Oficina direcionada aos estudantes das escolas: CEF Nossa Senhora de Fátima e Centro Educacional 03.
Carga horária total: 25 horas, com início previsto para 11 de outubro.
Equipe responsável: Rádio Comunitária Utopia e Projeto Comunicação Comunitária (UnB).
Locais de realização da oficina: Nas escolas citadas e na sede da rádio.
Produto Educomunicativo Final – no mínimo cinco spots de Educação Ambiental.

c) Oficina de Stop motion com bonecos
Objetivos
Aliar Educação Ambiental e ludicidade; Despertar o interesse dos participantes na edição em stop motion; Experimentar novos olhares sobre as mídias; Criar novas possibilidade por meio da fotografia.
Metodologia
O stop motion é um processo de animação através de fotografias, assim um objeto inanimado ganha vida e movimentos. A temática ambiental será o meio pelo qual o enredo dos vídeos será construído. A oficina será organizada em três etapas: confecção dos bonecos, utilizando materiais reutilizáveis como arames, espumas, retalhos de tecido; fotografia, cada movimento dos bonecos necessita de uma imagem diferente; edição é a finalização do trabalho, o ideal é que os participantes tenham um computador cada um, mas pode ser até dois por computador, por isso será necessário a utilização do laboratório da FUP nessa etapa.
Informações Gerais
Oficina direcionada a comunidade em geral e aos membros do coletivo de Planaltina do Cerrado em Pauta.
Carga horária total: 25 horas distribuídas em 08 dias de encontro, realizados a priori aos sábados, com início previsto para 09 de outubro.
Equipe responsável: ONG Trupe Por um Fio.
Local de realização da oficina: laboratório de computação da UnB-Planaltina (FUP).
Produto Educomunicativo Final – Vídeo em stop motion.

d) Documentário nos Parques
Objetivos
Sensibilizar a comunidade para as nove áreas de preservação ambiental existentes na região de Planaltina; Desenvolver a participação ativa no processo de registro áudio-visual; Utilizar as ferramentas midiáticas em prol da Educação Ambiental; Conhecer pessoalmente os nove parques de Planaltina.
Metodologia
Planaltina possui nove áreas de preservação ambiental catalogadas, contudo nenhuma delas possui estrutura de parque ecológico. O Poder Público não desenvolve ações voltadas a utilização consciente desses espaços, a população não reconhece esses locais como áreas que precisam ser preservadas. Em vista dessa situação a Oficina de Documentário nos Parques vem propor uma reflexão sobre esses locais.
A oficina será desenvolvida teoricamente em 25 horas, de acordo com a organização do coletivo de Planaltina. As etapas de pesquisa consistem em: oficinas teóricas de registro com câmeras amadoras, roteiro, jornalismo comunitário, educação ambiental; visitação às nove áreas catalogadas; registro de vídeo dessas áreas; processo de edição, o qual será realizado na própria ONG, que possui Telecentro; a última etapa será a mostra de vídeo aberta à comunidade.
Informações Gerais
Oficina direcionada a comunidade em geral e participantes do coletivo Cerrado em Pauta.
Carga horária total: 25 horas, com início previsto para 09 de outubro.
Equipe responsável: ONG Ação Esperança – AESP.
Locais de realização da oficina: Sede da AESP no Vale do Amanhecer – Planaltina DF e saídas de campo.
Produto Educomunicativo Final – Vídeo-documentário com 10min sobre a situação dos Parques de Planaltina

e) Capoeira com enfoque musical e instrumental
Objetivos
Estimular a participação coletiva; Valorizar a cultura brasileira; Apresentar a confecção de instrumentos musicais com madeira morta retirada do Cerrado; Trabalhar educação ambiental de forma lúdica e interativa.
Metodologia
Essa oficina será ministrada pelo grupo que compõe o Projeto Pau-Pereira, eles trabalham o cerrado por meio da manifestação cultural da capoeira. A oficina aliará o trabalho corporal, cultural e ambiental. Além de ser uma oficina aberta à comunidade, os membros que fazem parte do coletivo do Cerrado em Pauta de Planaltina serão participantes, para estimular a interação entre os grupos da cidade. Os temas norteadores da oficina são: ABCerrado, trabalha com a flora do Cerrado dando significado às letras do alfabeto e estimulando o conhecimento do nosso bioma; o Bicho-Cerrador, trabalha os instrumentos musicais, confeccionados a partir da matéria-prima presente no Cerrado. A Oficina de Capoeira também produzirá com os participantes uma composição musical com a temática do Cerrado.
Informações Gerais
Oficina direcionada a comunidade em geral.
Carga horária total: 25 horas, com início previsto para 09 de outubro, realizados nos sábados a partir das 15h.
Equipe responsável: Projeto Pau Pereira.
Local de realização da oficina: Casa das Artes Dona Nilda Campos, localizada na Praça do Museu de Planaltina.
Produto Educomunicativo Final – Uma música sobre o Cerrado.

f) Cokumã com enfoque musical
Objetivos
Incentivar a participação das comunidades de Planaltina nas manifestações culturais locais; Aliar música e educação ambiental.
Metodologia
Os aspectos desenvolvidos na oficina serão: alongamentos, dança de roda, palestras sobre patrimônio, domínio de instrumentos musicais, composição musical.
Informações Gerais
Oficina direcionada à comunidade e aos membros dos grupos do Cerrado em Pauta.
Carga horária total: 25 horas, com início previsto para 08 de outubro com dois encontros semanais (sextas e sábados), cuja duração será de duas e meia cada encontro, totalizando dez encontros.
Equipe responsável: Grupo Cultural Cokumã/Associação Amigos do Centro Histórico de Planaltina DF.
Locais de realização da oficina: Na Praça do Museu e na UnB-Planaltina (FUP).
Produto Educomunicativo Final – Apresentação de dança com música de temática ambiental.



Nenhum comentário:

Postar um comentário