2 de outubro de 2010

Gama - Plano de formação em educom socioambiental

Formação no Gama
Oficinas Gratuitas

a) Tecendo Vídeos
Objetivo
Incentivar à formação artística e cultural de jovens, estimulando o conhecimento dos bens e valores culturais locais por meio do fomento da educomunicação socioambiental. Oferecer aos jovens do Gama – DF um processo de produção e mostra amadora de filmes no gênero documentário. Desenvolvimento do senso critico, da expressividade e da autoralidade. Formar do caráter humanístico multidisciplinar, tendo como foco a arte-educação. Realizar 2ª Mostra Audiovisual Amadora Tecendo Vídeos.
Metodologia
O trabalho, focado na linguagem audiovisual para a prática do autoconhecimento, criatividade, diversidade cultural e comunicação, é uma ferramenta de educação informal multidisciplinar que motiva o surgimento de novos agentes sociais comprometidos com a realidade local e mundial.
Processo dialógico sobre a realidade do gama em relação a redes colaborativas, dinâmica de grupo, sensibilização/introdução à alfabetização ecológica, analise de imagens e práxis fílmica. Com a realização das oficinas e produção de um vídeo documentário no Gama – DF, pretendemos alertar e incentivar jovens, suas famílias, amigos e comunidade para uma prática de reflexão sobre situações emergenciais. Oferecer à comunidade a oportunidade de conhecimento e enriquecimento cultural por meio das artes, possibilitando maior capacidade de discernimento sobre as produções locais e seus valores sócio-culturais, estéticos e éticos.
Informações Gerais
Oficina direcionada aos jovens, professores e lideranças acima de 14 anos.
Carga horária total 46 horas, com início previsto para início de outubro de 2010.
Equipe responsável: VRATIA – Coordenação : Walter Sarça
Local de realização da oficina: CEF 08 e VRATIA
Produto Educomunicativo Final – Cotidianas 3 - mostra de vídeo

b) Escalada e Fotografia – Às lentes da Escalada
Objetivo
Aproximar os participantes dos Recursos Naturais do GAMA para o despertar da consciência crítica, valorização dos aspectos ecológicos e o desenvolvimento do sentimento de pertença e cuidado do local onde se vive.
Utilizar-se da prática desportiva de escalada para aproximar os indivíduos de ambientes naturais da cidade.
Motivar a busca pela construção identitária de cada participante por meio dos desafios proporcionados pela escalada- Produzir fotografias que contem histórias.
Fazer uso do recurso fotográfico para ressaltar os problemas ambientais da cidade bem como todo o potencial hídrico que ela oferece.
Aprimorar o olhar para uma comunicação crítica por meio da fotografia.
Metodologia
A Oficina busca melhorar a qualidade de vida e interação com o meio que vivemos de forma apreciativa e documental ou explorativa. De maneira bem natural as técnicas (fotografia e escalada) são apresentadas gradativamente e simplificada a cada participante, tendo em vista que o objetivo não é formar profissionais e sim vivenciar e utilizar a fotografia e escalada como instrumentos de educomunicação socioambiental para uma transformação social. Escalar em rocha é cuidar do meio ambiente, zelando pela limpeza e manutenção das áreas que possibilitam esta prática esportiva que dá ao praticante uma visão prática sobre a superação de medos, quebra de barreiras, olhar diferenciado aos recursos naturais. Fotografar é, sobretudo, linguagem. Falamos quando fotografamos, metaforicamente, expondo aos olhos a nossa visão frente à determinadas questões, neste caso, educativas, sociais e ambientais. As Oficinas serão realizadas tanto em locais fechados como ao ar livre previamente mapeado. Durante o desenvolvimento da teoria as Oficinas de Escalada e Fotografia acontecerão separadamente, devido às técnicas específicas de cada modalidade. Nas saídas de campo, parte prática da Oficina elas acontecerão simultaneamente quando os participantes aplicarão as teorias aprendidas (escalada e fotografia). Serão levados em consideração os conhecimentos e habilidades prévias de cada participante. Durante os encontros serão discutidos os problemas socioambientais locais, recursos naturais da cidade, uso e abandono dos parques e instrumentos da comunicação para minimizar tais problemas.
Informações Gerais
Oficina direcionada aos jovens, professores e lideranças da comunidade.
Carga horária total 30 horas, com início previsto para início de outubro de 2010.
Equipe responsável: Equipe Soul Hard Adventures e Cia Lábios da Lua: Gilmar Batista e Kacau Machado
Local de realização da oficina: Cia Lábios da Lua e no complexo de escalada, nos arredores do Gama.
Produto Educomunicativo Final: Slides de fotografias disponibilizados na Internet; Vídeos de fotografia; Exposição das Fotografias em Varal (produto para o I Encontro de Educomunicadores do DF)

c) Jardim Literário - cultivo meu jardim, cultivo minha alma
Objetivo:
Sensibilizar jovens para a produção de textos poéticos e cultivo de jardins, tendo a educomunicação socioambiental como eixo norteador de toda a prática.
Metodologia:
Oficina baseada nos trabalhos dos poetas Manoel de Barros, Cora Coralina e João Cabral de Melo Neto, que visa vincular o universo e produção poética à prática de jardinagem e suas relações com a natureza. Os beneficiados da oficina contarão com instrumentos de educomunicação para difusão dos conteúdos trabalhados, a literatura podendo gerar saberes que promovam a interação social-cultural com a natureza.
A proposta é divida em duas partes que se darão de forma simultânea. Na primeira parte será realizada uma analise de fragmentos da obra dos poetas que abordam temas ligados a natureza e uma oficina de produção literária, abordando os gêneros épico, dramático e lírico, dando ênfase a poesia e suas características primordiais. O estilo da escrita é baseado no Haicai japonês. É um poema constituído de três versos, onde não há necessidade de rima ou título, e geralmente os versos falam de elementos da natureza.
A segunda etapa se dará no ramo da jardinagem e suas técnicas, estudo das plantas e princípios de plantio e manutenção, tipos nativos do cerrado e plantas medicinais. Será estimulada a produção de um jardim coletivo, visando questões básicas como paisagismo, plantas utilitárias, manejo e manutenção.
A junção das oficinas se dará na construção de uma exposição permanente de um quadro de poesias construídas na vivencia das oficinas.
Informações Gerais:
Oficina direcionada aos jovens, professores e lideranças da comunidade.
Carga horária total 30 horas, com início previsto para início de outubro de 2010.
Equipe responsável: Bagagem e Cia e VOAR – arte para infância e cidadania: Gilmar Santos, Leda Carneiro e Laércio Nicolau.
Local de realização da oficina: Cose Gama Sul do Gama.
Produto final educomunicativo: Jardim Literário

d) Rádio Novela – A voz do Cerrado
Objetivos
Criar mecanismos para que pessoas possam fazer comunicação de forma criativa e ainda expor idéias pertinentes e conscientizadoras.
Metodologia
Oficina de construção dramatúrgica de novelas de rádio de parceria entre núcleo de artes cênicas e núcleo musical. A novela de rádio é produzida a partir de textos e improvisos realizados pelos atores, que utilizam da voz e de sons produzidos por instrumentos, objetos sonoros e o próprio corpo. Os temas motivadores das oficinas se concentraram nas questões sócio-ambientais e na relação homem com meio ambiente, dando suporte para que o aprendizado dos elementos propostos possa ser difundido de forma lúdica no intuito de produzir informação e comunicação.
A proposta é desenvolver o trabalho em três etapas.
Primeiro: estrutura dramática e narrativa, construção de enredos e trabalho vocal.
Segundo: trabalho de confecção e utilização de instrumentos musicais e objetos sonoros.
Terceiro: junção das duas propostas na produção das peças radiofônicas.
Informações Gerais
Oficina direcionada aos jovens, professores e lideranças da comunidade.
Carga horária total 30 horas, com início previsto para início de outubro de 2010.
Equipe responsável: Coletivo Volts, Bagagem Cia. De bonecos e Cia. Voar teatro de bonecos:
Laércio Nicolau, Leda Carneiro, Loyane Marques, Jones Sacramento e Maxuel França.
Local de realização da oficina: Espaço Cultural Bagagem
Produto final: Peças radiofônicas com transmissão na rádio comunitária local e na rádio Web Utopia FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário